terça-feira, 19 de julho de 2011

Trabalhando com a leitura "Tem rebuliço no Pantanal"

TRABALHANDO COM A LEITURA - SUGESTÕES
I – IDENTIFICAÇÃO DO LIVRO
Livro – Tem rebuliço no Pantanal
Autores: Elba GGomes e Luciene GGomes
http://1blogdeleitura.blogspot.com/
Ilustrações: Luciene GGomes

Editora – Editora Prumo
Rua Júlio Diniz, 56 – 5º andar
Vila Olímpia São Paulo-SP Brasil
CEP: 04547-090
www.editoraprumo.com.br/

Distribuidor – Arco-Íris Distribuidora de livros Ltda.
W2 Sul – Quadra 509 – Bloco A – Loja 54 – Fone: (61) 3244 -0940
e-mail – arcoiris@arcoirisdf.com.br
Brasília – DF. – CEP: 70360-510

II - A TRAJETÓRIA DO LIVRO
Cadeia criativa
Autor
• Imagina sobre o que vai escrever.
• Cria a história.

Editora
• Seleciona.
• Cria o conceito do livro.
• Decide o projeto gráfico da capa e do miolo.
• Escolhe o ilustrador.
• Decide formato, número de páginas, papel a ser usado.
• Providencia a revisão do texto e estabelece o preço do livro.

Cadeia produtiva
• Editora
• Distribuidor
• Livraria- leitor
• Biblioteca/escola - leitor
______________________________________________________________
III - O LIVRO
Resumo
História de um movimento feito pelas aves para salvar o pantanal da poluição. A ecologia está na ordem do dia! Todos precisam saber da importância de preservar o meio ambiente; por isso, os tuiuiús estão convocando toda a passarada para um comício: “Vamos salvar o Pantanal ou será nossa extinção!”.
Conhecimentos prévios – Ecologia. Coleta seletiva de lixo.

Temas relacionados – Meio ambiente. Coleta seletiva de lixo. Conscientização dos problemas ambientais. Cooperação. Materiais recicláveis, retornáveis e reutilizáveis

Destinado a crianças a partir de 8 anos

Interdiscipinaridade
Língua Portuguesa – Leitura de textos sobre lixo (Crônica).
Ciências da Natureza - Animais do Pantanal matogrossense, habitat, características físicas, alimentação etc., classificação de animais : aves, peixes, mamíferos. Flora do Pantanal matogrossense.
Meio ambiente – limpeza doméstica, limpeza urbana, tempo de degradação do lixo na natureza.
IV - PREPARAÇÃO DA LEITURA – Alguns dias antes da leitura do livro, dividir a turma em 05 grupos e pedir que cada grupo pesquise sobre:
Grupo 1 - Aves do Pantanal.
Grupo 2 - Mamíferos do Pantanal.
Grupo 3 - Alguns animais que estão em extinção no Pantanal matogrossense.
Grupo 4 - Flora do Pantanal. Pedir também que tragam ilustrações desse animais.
Grupo 5 - O lixinho doméstico: (pedir que tragam amostras desse lixo seco)
• PAPEL e PAPELÃO: embalagens de produtos (sabonete, pasta de dente, caixa de leite (lavadas), papel amassado, caixa de ovos (de papelão etc).
• METAIS: latas de leite, de milho, de ervilha etc.
• PLÁSTICOS: embalagem de ovos, garrafas de refrigerantes e outros.
• VIDROS: de conservas, de doces, garrafas de coca-cola etc.
(O professor dará um prazo de uma semana para a apresentação da pesquisa e coleta do lixo doméstico.

V - CONVERSA COM OS ALUNOS – No dia da apresentação da pesquisa e do lixo doméstico, o professor pede que cada grupo apresente:
1. os animais, com ficha técnica: Nome, Habitat, Alimentação, Curiosidades;
2. as flores e plantas com suas características.
3. Os lixinhos, explicando o que é cada um.

VI - EXPLORAÇÃO DO LIVRO
Roda de leitura – É uma atividade interativa (alunos/professor). Nesse momento, o professor mostra o livro e trabalha com os alunos:

1. Ativação do conhecimento prévio:
• O que é o Pantanal?
• Quem já visitou ou viu fotos do Pantanal?
• Que bichos existem no Pantanal?
• Quem conhece uma ave do Pantanal?Qual?

2. Construção de hipóteses:
• Pelo título do livro, vocês acham que ele tratará de quê?
• Onde se passa a história?
• Qual é a ave representativa do Pantanal?
• Por que será que há um rebuliço no Pantanal?
• Que outros bichos aparecerão na história?
• Como terminará a história?

Ao final da leitura, o professor .deverá voltar às perguntas da construção das hipóteses para checar com as respostas dadas pelos alunos.

Exibição de Power Point
O professor poderá exibir um Power Point sobre o Pantanal

Leitura das imagens
Explorar com os alunos todas as imagens do livro, da capa e do miolo. Conversar sobre tipos de ilustração, cores, importância da ilustração para complementar o sentido do texto. Se possível, mostrar livros com ilustrações de outros ilustradores.

Leitura do texto
Inicialmente, fazer uma leitura oral para os alunos. Depois, explorar o texto com perguntas como:
• Por que as aves fizeram esse movimento?
• Por que as autoras deram esse nome ao livro?
• Quem deixa lixo no Pantanal ?
• O que fazer para educar os turistas?
• Você conhece outros locais onde as pessoas deixam o lixo no chão?
Levantar com os alunos o vocabulário desconhecido e tentar que eles encontrem o sentido das palavras com base no contexto, por exemplo, rebuliço, revoada, comício, hip-hop, abaixo-assinado etc.

VII – DRAMATIZAÇÃO




Pirenópolis – 3ª Flipiri
Após a leitura do livro, o professor chamará um grupo de 05 alunos e entrega-lhes uma sacola com o lixo que o grupo do lixo doméstico trouxe.. Esses alunos simulam uma visita ao Pantanal e, ao final deixam o lixo espalhado no chão. Os “turistas” vão embora e entram 04 alunos, cada um com uma sacola:
AMARELA para metais;
VERDE para vidros;
AZUL para papel e papelão;
VERMELHA para plásticos.

A seguir outro grupo de alunos aparece para fazer a coleta seletiva do lixo, colocando cada um na sacola apropriada.
VIII - ATIVIDADES ESCRITAS
Essas atividades podem ser divididas em três partes: 1) habilidades de leitura, 2) gramática do texto e 3) produção de texto. (Ver anexo)

X - ATIVIDADES EXTRACLASSE
Programar visitas a usina de tratamento do lixo. Ver documentário sobre catadores de lixo.

XI - TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR A LEITURA
- GARCEZ, Lucília e Cristina Garcez. Lixo. Coleção Planeta Sustentável. Sâo Paulo: Callis, 2010. p. 12-13.
- MIRANDA, Marco. Quer conhecer meu quintal? Franco Editora, 2010.
- RIBEIRO, Jonas. Quer conhecer meus dinossauros? Franco Editora, 2011
- SANTOS, José e Laurabeatriz. Rimas da floresta. Coleção bicho-poeta. São Paulo: Peirópolis, 2007
______________________________________________________________
ANEXO – ATIVIDADES ESCRITAS
Habilidades de leitura

1. Quem convidou os pássaros para um comício?
A) As araras.
B) As garças.
C) Os carcarás.
D) Os tuiuiús. x

2. De acordo com o texto, quem fazia os discursos?
A) Os araçaris.
B) Os carcarás.
C) Os socós. x
D) Os tangarás.

3. Na frase “O Pantanal amanheceu alvoroçado...” (p.5), as reticências indicam
A) alegria.
B) entusiasmo.
C) indiferença.
D) suspense. x

4. No trecho “As jaçanãs tão atuantes” (p.22), a palavra destacada tem o sentido de
A) brincalhonas.
B) independentes.
C) participantes. x
D) trabalhadeiras.

5. No trecho “E todos queria ver os tucanos no gramado” (p.19), a expressão destacada dá ideia de
A) causa.
B) modo.
C) lugar. x
D) tempo.

Gramática do texto

Faça o que se pede.
1. Retire do texto um substantivo composto..
___________________

3. Retire do texto um nome próprio.
___________________

4. No trecho “encantavam todas as aves/com seus alegres trinados.” (p.16), qual é a palavra que está modificando o nome “trinados”?
___________________

5. No trecho “trazendo uma grande faixa para apoiar a passarada.” ( p.12), qual é o substantivo coletivo?
____________________
6. Na frase “Os tuiuiús animados” ( p.14), qual é o adjetivo?
____________________

7. Na frase “E as garças sempre ligeiras/bateram asas pra contar.” ( p.8), o verbo destacado está
( ) no presente
( ) no passado
( ) no futuro

Produção de texto
Essa atividade deverá ser pedida com base em um texto motivador (que poderá ser pesquisado para subsidiar o desenvolvimento da escrita).Por exemplo: “Por que devemos manter os locais limpos?”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário